Praia do Forte

Distante cerca de 60 km do Aeroporto de Salvador, percorrido em aproximadamente 1h10, a antiga aldeia de pescadores deu origem ao que é hoje, Praia do Forte, um lugar que ainda preserva características rústicas com detalhes requintados e modernidade.

Acredita-se que a formação do vilarejo tenha começado em torno da fortaleza que o fidalgo português Garcia D’Ávila mandou construir, ainda no século XVI, para dar mais proteção ao lugar. Tinha a finalidade de armazenar as mercadorias que chegavam à costa da colônia, pelo mar, e que depois seriam enviadas para Salvador. Muitas famílias começaram a se instalar na região atraídas pela chegada de mudas de coco que os colonizadores portugueses traziam da Ásia. Alguns homens se dedicaram ao plantio e colheita, outros se tornaram marinheiros ajudando na travessia de pessoas e mercadorias no Rio Pojuca, e outros ainda, dedicaram-se à pesca. Era o início do povoamento das terras próximas ao Forte.

Primeira fortificação portuguesa militar e residencial do Brasil, o Castelo Garcia D’Ávila ou a Casa da Torre, como também é denominada, é um dos mais importantes e significativos monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro.

Outro cartão postal de Praia do Forte é a Capela de São Francisco de Assis. A igrejinha, hoje toda recuperada, fica em frente à praia do Porto. Contam que foi construída pelos pescadores em 1900.

O Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar da Praia do Forte foi criado no mesmo ano da Base de Pesquisa, em 1982.

A biodiversidade, beleza natural e riqueza histórica e cultural desta região turística contribuem para que este seja o Centro de Visitantes mais frequentado do Brasil, por quem procura o Projeto Tamar, atendendo a cerca de 500 mil pessoas por ano, entre membros da comunidade, estudantes, pesquisadores e turistas brasileiros e estrangeiros. O Centro de Visitantes da Praia do Forte é também cadastrado no IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), que o posiciona entre os 10 museus mais visitados do Brasil.

A Vila de Praia do Forte é o local que reúne gastronomia, cultura, artesanatos, moda e souvenires, tudo num clima turístico e bem organizado.

Créditos: Canal Imóveis Bahia no Youtube

Solicite o Orçamento do Transfer

Compartilhe

Tags: receptivo litoral norte, receptivo turístico, repecptivo turístico praia do forte, táxi aeroporo de salvador praia do forte, táxi praia do forte, transfer, transfer aeroporo de salvador praia do forte, transfer litoral norte, transfer praia do forte, translado aeroporto de salvador praia do forte, translado litoral norte

Veja outros roteiros

Mangue Seco (300 x 300 px)

Mangue Seco

Aracaju (300 x 300 px)

Aracaju-SE

Massarandupió (300 x 300 px)

Massarandupió

Subaúma (300 x 300 px)

Subaúma

Sítio do Conde (300 x 300 px)

Sítio do Conde

Porto de sauípe (300 x 300 px)

Porto de Sauípe

Imbassaí (300 x 300 px)

Imbassaí

Conde (300 x 300 px)

Siribinha

Baixio (300 x 300 px)

Baixio

Itacimirim (300 x 300 px)

Itacimirim

Ilha de Itaparica (300 x 300 px)

Itaparica

Guarajuba (300 x 300 px)

Guarajuba

Arembepe (300 x 300 px)

Arembepe

Costa do Sauípe (300 x 300 px)

Praia de Sauípe

Barra do Itariri (300 x 300 px)

Barra do Itariri

Praia de Barra do Jacuípe

Praia de Jacuípe

Diogo (300 x 300 px)

Vila do Diogo