Mangue Seco

Mangue Seco é uma pequena vila de pescadores e praia de mesmo nome em Jandaíra, município da Bahia. É a última praia no extremo norte do litoral baiano, fazendo divisa com o estado de Sergipe.

Cercado de dunas e coqueiros, o pequeno vilarejo ficou famoso ao servir de cenário para um dos maiores sucessos da história da televisão brasileira, a novela Tieta, baseada em uma obra de Jorge Amado. Localizado ao lado da foz do Rio Real, o vilarejo de casas antigas fica entre uma praia de água doce e as ondas do mar.

Por causa da pequena infraestrutura, Mangue Seco é muito procurada para passeios de um dia. Quem fica na vila precisa caminhar para chegar até o mar pelas dunas ou acompanhando a margem do rio. Outra opção é contratar um bugueiro para fazer o transporte, combinando o horário de retorno.

Para curtir o sossego de Mangue Seco, é preciso atravessar o Rio Real. Lanchas partem das vilas de Pontal e Terra Caída, em Sergipe e levam em média 15 minutos de travessia. Se houver ao menos 14 pessoas para a travessia, a viagem é feita em uma embarcação maior.

Para chegar à praia, 30 min de caminhada, é só seguir pela margem do rio e continuar por um caminho de areia, mas se a maré estiver alta, é preciso contornar o farol pelas dunas, dificultando a travessia. Se preferir, contrate um bugueiro.

Praias e dunas figuram no menu de atrativos do vilarejo. Em 30 minutos de caminhada moderada, alcança-se a Praia de Mangue Seco, com algumas barracas de praia com teto de palha e muito espaço na areia. Quem tiver dificuldades em caminhar pode contratar um bugue, que pode simplesmente ir até a praia ou fazer roteiros de 40 minutos ou 1h30min pelas dunas como no Morro do Caju, envolto por um cajueiro, passando por dois isolados coqueiros na praia, conhecidos como Romeu e Julieta. Um passeio de bugue mais longo leva até a Barra da Siribinha e a Praia da Costa Azul com direito a ver destroços de um navio encalhado, na maré baixa.

O vilarejo conta com uma boa infraestrutura de hospedagem com pousadas bucólicas, hotéis e até Resorts. A comida típica do Mangue Seco é o Aratu, um crustáceo avermelhado que entra na composição de casquinhas, moquecas e ensopados.

Partindo do aeroporto de Salvador, Mangue Seco está a 185 km ou 2h34min. Se a sua hospedagem for em Praia do Forte, a distância será de 132 km em 1h45min. Caso esteja hospedado(a) na Costa do Sauípe, você estará distante 112 km ou 1h29min.

Créditos: Canal Rodrigo Ruas no Youtube

Solicite o Orçamento do Transfer

Compartilhe

Tags: receptivo litoral norte, receptivo turístico, táxi aeroporto de salvador praia de mangue seco, táxi praia de mangue seco, transfer aeroporo de salvador praia de mangue seco, transfer litoral norte, transfer praia de mangue seco, translado litoral norte, translado o aeroporto de salvador praia de mangue seco, translado praia de mangue seco

Veja outros roteiros

Massarandupió (300 x 300 px)

Massarandupió

Itacimirim (300 x 300 px)

Itacimirim

Baixio (300 x 300 px)

Baixio

Diogo (300 x 300 px)

Vila do Diogo

Arembepe (300 x 300 px)

Arembepe

Praia do Forte (300 x 300 px)

Praia do Forte

Porto de sauípe (300 x 300 px)

Porto de Sauípe

Praia de Barra do Jacuípe

Praia de Jacuípe

Sítio do Conde (300 x 300 px)

Sítio do Conde

Imbassaí (300 x 300 px)

Imbassaí

Ilha de Itaparica (300 x 300 px)

Itaparica

Subaúma (300 x 300 px)

Subaúma

Costa do Sauípe (300 x 300 px)

Praia de Sauípe

Conde (300 x 300 px)

Siribinha

Aracaju (300 x 300 px)

Aracaju-SE

Barra do Itariri (300 x 300 px)

Barra do Itariri

Guarajuba (300 x 300 px)

Guarajuba